Como escolher uma profissão? Descubra aqui!

Dúvidas sobre a escolha da profissão que se pretende seguir é algo muito comum. 

Trata-se de algo que determina diversos aspectos de nossas vidas: rotina, círculo de amigos, desenvolvimento de habilidades específicas, entre outros. 

Todos esses pontos contribuem para que tenhamos dúvidas sobre como escolher uma profissão.

Quem está finalizando o ensino médio, sabe como é essa sensação, mas quem já tem uma carreira definida, pode ter incertezas também, e acabar decidindo por uma mudança de carreira em algum momento da vida. 

Afinal, as pessoas mudam com o tempo, então é natural que seus interesses e profissão mudem também.

Quando não conseguimos responder essa pergunta, sobre “Como escolher uma profissão?”, provavelmente estamos com dúvidas muito mais complexas. 

Podemos acabar perdendo muito tempo nessa decisão que, a princípio, parece bem simples de responder. 

Nesse momento, vale a pena fazermos outras avaliações, como, por exemplo, perguntarmos  a nós mesmos por que estamos com essa dificuldade. 

Isso pode ajudar a nos entendermos melhor de modo a decidirmos como escolher uma profissão.

Tente respondê-las, sem pressa. Depois de ter um panorama mais amplo, com base nessas questões, tente responder novamente sobre a profissão que deve escolher. 

Espero que essas reflexões contribuam para que você descubra como escolher uma profissão.

Dica: Faça sua graduação na FMU. Conheça agora os cursos https://fmu.minhagraduacao.com.br!

Quem você pensa que é?

A pergunta título do best seller de Mark Driscoll não apenas nos instiga a uma jornada de autoconhecimento, como coloca em dúvida o que pensamos sobre nós mesmos. 

Esse é um exercício válido que pode contribuir muito na decisão de como escolher uma profissão.

É comum sabermos responder essa pergunta em algum momento da vida, e em outro não fazer a mínima ideia dessa resposta, então comece por aqui.

Sem entender quem é você, como você saberá o que quer fazer profissionalmente?

Quais suas preferências?

É importante entendermos nossos gostos, habilidades e preferências. 

Esse entendimento não apenas ajuda a entender o que nos faz feliz, como contribui para saber em qual carreira nossas habilidades natas serão melhor exploradas. 

Além de se conhecer num aspecto mais profundo, observe seus hábitos e estilo de vida de modo a saber quais profissões se ajustam mais a você.

Essas são outras pistas que podem ajudar você a entender como escolher uma profissão.

Já fez um Teste Vocacional?

Existem tantos testes vocacionais na internet que se você não fez nenhum ainda, está na hora. 

Muitos deles são tão completos que orientam com bastante clareza no desafio de como escolher uma profissão. 

Aproveite e faça o teste. Depois liste as profissões apontadas e analise cada uma de acordo com as outras dicas do artigo.

Tem certeza disso?

Antes de responder essa pergunta vamos refletir sobre uma história. 

Havia uma mulher que decidiu abrir uma empresa e optou por um restaurante. – “Por que um restaurante?” perguntaram. – “Por que eu adoro restaurantes, frequento vários, amo esse  ambiente.” 

instruíram a mulher a passar um dia junto a um proprietário para acompanhar como era o trabalho desse profissional. 

Como ela conhecia vários desses profissionais, marcou seu estágio com facilidade e foi, no objetivo de ficar durante um dia acompanhando o trabalho.

No outro dia foi perguntada “E então, como foi seu dia no restaurante? É isso mesmo que quer fazer?” A mulher respondeu – “De jeito nenhum. Dá muito trabalho e é muito estressante. Eu não conseguiria lidar com isso.”

A história dessa mulher levanta um dado importante. Pesquise. 

Você assiste a filmes de tribunal, vê os advogados em seus trajes defendendo um acusado e decide que quer fazer parte desse mundo. 

Mas, há muito mais na vida de um profissional da lei: incessantes leituras, procedimentos burocráticos, análises de casos, entre outros.

Apenas sabendo todas as atividades que fazem parte de uma carreira, é que você poderá entender se suas habilidades e características se adéquam a ela. 

Dessa forma, você terá mais ferramentas  para saber como escolher uma profissão.

E se eu me arrepender?

Nem em um casamento a separação a qoo% segura que será “até que a morte nos separe”, imagine em uma profissão. Se você se arrepender, mude!

Ou seja, você não precisa levar a vida toda para fazer essa escolha, até porque essa escolha não é para toda vida. Então, quando chegar a hora, escolha.  

Mesmo que você não tenha completa certeza e mesmo que mude no futuro, o conhecimento que você adquiriu não será obsoleto. 

Nós sempre usamos o que sabemos de alguma maneira e o período em que você esteve atuando em outra área certamente trará contribuições à sua carreira independente do caminho que você escolher.

Qualidade é importante?

A qualidade do curso que você escolheu não é determinante, mas é importante sim. 

Se você já sabe como escolher uma profissão e decidir a sua, agora é o momento de escolher onde fazer o curso. 

Na hora de fazer essa avaliação é importante consultar o MEC para conhecer as faculdades mais bem avaliadas.

como escolher uma profissão

Conclusão

Para saber como escolher uma profissão, alguns fatores podem ajudar, entre eles o autoconhecimento, bem como características e habilidades pessoais. 

Pesquisar sobre a profissão e escolha um bom curso, mas se mesmo após ter refinado a pesquisa você continuar na dúvida, apenas decida e entenda que essa não é uma decisão para a vida toda. 

Você pode mudar!